quinta-feira, 6 de maio de 2010

TATUAGENS E SEUS SIGNIFICADOS

CEZINANDO VIEIRA PAREDES


A INFLUÊNCIA E O SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NOS PRESOS

NO INTERIOR DAS PENITENCIÁRIAS

Monografia apresentada como requisito

parcial à obtenção do grau de

Especialista em Tratamento Penal e

Gestão Prisional, do Curso de Pós-

Graduação da Universidade Federal do

Paraná.

Orientador: Prof. Maurício Kuehne

CURITIBA

ABRIL/2003

ii

A INFLUÊNCIA E O SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NOS PRESOS NO

INTERIOR DAS PENITENCIÁRIAS

CEZINANDO VIEIRA PAREDES

Aprovado em _______/_______/ 2003

Banca Examinadora

iii

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos aqueles que, direta

ou indiretamente, contribuíram para a

elaboração desta monografia e, de modo

especial, ao Professor Maurício Kuehne,

pelo incentivo e pela segura orientação.

iv

APRESENTAÇÃO

O conhecimento profundo, estudo, pesquisa científica e prática, é

fundamental para os servidores penitenciários e autoridades vinculadas ao Sistema

Penitenciário.

Tendo em vista a importância do assunto, decidimos escolher o tema “A

influência e o significado das tatuagens nos presos no interior das penitenciárias”, para

desenvolver como trabalho a ser apresentado por ocasião da conclusão do Curso de

Especialização em Modalidades de Tratamento Penal e Gestão Prisional.

Com base nas fontes disponíveis e na prática, pensamos em produzir algum

material rico em informações, como contribuição aos funcionários do Sistema

Penitenciário.

v

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS ..............................................................................................................vi

LISTA DE SIGLAS E/OU ABREVIATURAS ....................................................................vii

RESUMO...............................................................................................................................viii

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................1

2 A TATUAGEM ENTRE OS CRIMINOSOS.....................................................................4

2.1 CARACTERÍSTICAS DAS TATUAGENS CRIMINAIS.............................................4

2.2 IDENTIFICAÇÃO ..........................................................................................................5

2.3 PRECONCEITO..............................................................................................................6

2.4 TÉCNICA PARA TATUAR...........................................................................................6

2.5 TÉCNICAS DE PINTAR O CORPO À MODA ANTIGA ............................................8

2.6 NOS PRESÍDIOS............................................................................................................8

2.7 AS MARCAS DO CRIMINOSO..................................................................................10

2.8 REGISTRO NAS MÃOS ..............................................................................................10

3 A COLETA DE DADOS E A APRESENTAÇÃO DAS TATUAGENS DOS PRESOS

E SEUS SIGNIFICADOS ......................................................................................................13

3.1 TATUAGENS REAIS..................................................... Error! Bookmark not defined.

CONCLUSÃO...........................................................................................................................i

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................17

CONSULTAS À INTERNET..................................................................................................17

SITES CONSULTADOS.........................................................................................................18

ANEXOS.........................................................................................Error! Bookmark not defined.

vi

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – SEREIA E ÂNCORA .............................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 2 – CRUZ.......................................................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 3 – IMAGEM DE JESUS .............................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 4 – IMAGEM DE JESUS .............................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 5 – DIABO .....................................................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 6 – BORBOLETA.........................................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 7 – TEIA DE ARANHA................................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 8 – NOSSA SENHORA APARECIDA .......................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 9 – POMBA....................................................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 10 – ESTRELA DE SALOMÃO..................................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 11 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS..................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 12 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS..................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 13 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS..................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 14 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS..................Error! Bookmark not defined.

FIGURA 15 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS...........................................................14

FIGURA 16 – REGISTRO NAS MÃOS ..............................................................................14

FIGURA 17 – REGISTRO NAS MÃOS ..............................................................................14

vii

LISTA DE SIGLAS E/OU ABREVIATURAS

COCT - Centro de Observação Criminológica e de Triagem

DEPEN - Departamento Penitenciário

ESPEN - Escola Penitenciária

PATR - Patronato Penitenciário

PCE - Penitenciária Central do Estado

SEJU - Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania

viii

RESUMO

Sabe-se que a arte milenar das tatuagens invadiu também o interior das penitenciárias

do mundo inteiro, o que chamou a atenção de estudiosos, ocorrendo novas pesquisas,

novos estudos, os quais continuam sendo realizados visando à análise de determinadas

marcas que são feitas no interior das prisões.

Para o profissional da área de segurança e em especial para aqueles que atuam no

interior das Penitenciárias, visando uma possível classificação dos presos, segundo

seus antecedentes e personalidade, para orientação à individualização da execução

penal, faz -se necessário o conhecimento e o entendimento das linguagens utilizadas

pelos presos no interior dos presídios, muitas vezes codificadas, sejam por sinais,

palavras ou marcas, como por exemplo, as tatuagens, marcas estas que revelam a

personalidade do criminoso, como também muitas vezes demonstra o delito de quem a

possui, servindo como código, que manda recados.

1 INTRODUÇÃO

A classificação do condenado é requisito fundamental para dar início a

execução científica das penas privativas de liberdade, o primeiro passo para o

tratamento penitenciário, a primeira fase de conhecimento do indivíduo preso no

Sistema Penitenciário. Em função disso, a importância do conhecimento por parte dos

profissionais que atuam direta ou indiretamente com os presos como também sobre o

significado das tatuagens no submundo do crime é fundamental, pois trata de uma

linguagem codificada, onde se traduz em sinais de poder, comando, subordinação,

tipos de crimes, enfim, prática bastante comum em todo o mundo entre os marginais,

onde possuem diversos significados.

Importante, como o conhecimento social do preso, do exame clínico,

psiquiátrico, psicológico, enfim, dos dados para obtenção dos elementos necessários a

uma adequada classificação e com vistas à individualização da execução, o

conhecimento da linguagem e forma de comunicação através das “tatuagens

criminais”. O estudo minucioso dos signos diversos adotados, nos mostra um cunho

todo especial, por suas tatuagens, seja por espírito violento, vi ngativo, arrastado a atos

de desespero, outros indícios fornecidos pela região do corpo onde é traçado.

Observou-se, entretanto, que tais códigos, são considerados secretos e quase

nenhum detento se presta a revelá-los, motivo pelo qual esta pesquisa científica foi

desenvolvida, visando colaborar com a execução da política penitenciária e melhor

exercício das funções do servidor penitenciário, contribuindo na segurança da

Unidade, na reeducação do preso, em sua ressocialização e conseqüentemente, para a

promoção do bem estar para a sociedade.1

Desde os primórdios dos tempos, o homem tem a necessidade de marcar seu

1 Vide com mais detalhes: KUEHNE, M. Lei de Execução Penal e Legislação

Complementar. 2. ed. Curitiba: J.M. Editora, 2000. (Art. 5º e Art. 9º - Da Classificação dos

Condenados, pp.55-58, exposição de motivos à Lei de Execução Penal, n. 213, de 9 de maio de 1983).

2

corpo, recorrendo a simples pinturas temporárias, ou a tatuagens de caráter

permanente. Na antiga Grécia, a tatuagem já era utilizada, assim como nas diversas

populações bárbaras, sobretudo para distinguir as chefias. Na verdade, sempre tiveram

algum significado para os diversos povos que habitavam o planeta.

Verificou-se que algumas múmias egípcias exibiam marcas azuis de

tatuagens no século 14 antes de Cristo.

Marcas de tatuagem eram consideradas como sinais de beleza e havia a

crença de que as tatuagens proporcionavam proteção contra doenças e má sorte, além

da hierarquia e a posição social de uma pessoa em seu grupo.

As motivações que levam uma pessoa a se tatuar são quase infinitas, como

exemplo os Índios de vários países costumam se pintar para assinalar classificações de

status entre os membros da tribo.

Acreditava-se que a impressão definitiva de desenhos na pele tinha

propriedades mágicas. Um dos primeiros registros literários da tatuagem, data do ano

de 1769 e dá conta que os nativos usavam espinhas de peixe finíssimas, ou ossos de

pássaros, para perfurar a pele e injetar um pigmento feito à base de carvão e ferrugem,

surgindo também, nessa época, a palavra tatoo, versão para o inglês do taitiano tatu,

que significa, “adivinhe, desenho na pele”.

Ao longo da história as tatuagens também têm sido freqüentemente

associadas à punição e a comportamentos marginais.

Os bretões, povo bárbaro que habitava a região da atual Grã-Bretanha,

pintavam o rosto com várias cores para intimidar invasores. No Império Romano, os

escravos eram tatuados. Na França do século XVIII, criminosos ganhavam uma

pintura na pele muitas vezes uma marca com ferro quente. Prostitutas, piratas e

marinheiros também se tatuam há séculos, como sinal de valentia e também para

demarcar seus grupos sociais. Comum, era as prostitutas levarem uma marca de seus

cafetões, onde tinha como significado um atestado de propriedade.

Em presídios do mundo inteiro, os próprios detentos se tatuam para

3

diferenciar a facção à qual pertencem e alguns grupos marginais utilizam a tatuagem

como código, como por exemplo, os mafiosos japoneses da Yakuza, que tatuam

grande parte do corpo como prova de coragem e de fidelidade à gangue.

O Japão desenvolveu a tradicional arte de tatuar o corpo através de um dos

mais antigos e dolorosos processos de execução, onde o tatuador usava uma lasca de

bambu e com tinta, perfurava a pele até a derme, ou seja, até a segunda camada de

pele.

Caveiras e dragões alados sempre freqüentaram as prisões, símbolos de

status ou de preconceito. Até mesmo dentro das celas as tatuagens feitas no corpo dos

detentos contam histórias de crime e de castigo.

Em diversos segmentos da sociedade, uma tatuagem é associada a alguma

tribo, como também representa o tipo da personalidade do indivíduo, e através dos

estilos é possível perceber o comportamento de certas pessoas em relação à sociedade.

Em muitos casos a tatuagem é uma atitude que funciona como auto-identificação,

servindo como uma bandeira que simboliza adesão a um determinado grupo social,

como uma vestimenta específica, pois se uma pessoa tatua uma suástica, símbolo do

nazismo de Hitler, é óbvio que ela possui alguma simpatia por movimentos antisemita.

O signo da anarquia é adotado por punks; as caveiras por “metaleiros” e

demônios por “anticristãos”.

2 A TATUAGEM ENTRE OS CRIMINOSOS

Para LOMBROSO, o delinqüente é um ser dotado de especificidade. Como

características próprias, a filosofia lombrosiana, entretanto, encerrou, ao longo dos

tempos, enormes polêmicas científicas, porém daquelas que permanecem.

A tatuagem, antes, mais de psicologia do que anatomia, os criminosos

tatuam-se, ordinariamente, depois que entram para o cárcere. A razão, a vista curta do

preconceito não pode entender. Vem dos longos ócios; do tédio das prisões sem

trabalho, em sua maioria, que se entretêm, estampando uns nos outros tais figuras, com

os quais, por intuição, por saudade, pela privação das afeições, pelas crenças de

proteções mágicas, enfim, pela identificação entre um determinado meio, sendo

através da tatuagem que os criminosos possuem meios preciosos de identificação e

testemunhos da psicologia de seus portadores, sendo nesta categoria afeta um caráter

todo particular e muito difundido.

2.1 CARACTERÍSTICAS DAS TATUAGENS CRIMINAIS

O estudo dos signos diversos adotados no interior das penitenciárias, nos

mostra não apenas que têm, às vezes, uma estranha freqüência, mas que ainda

apresentam um cunho todo especial, sendo um símbolo que demonstra um espírito

violento, vingativo, de poder e atos de desespero.

Após as monografias de LACASSAGNE (Lê tatouage, 1880 id 1886 e

Archive di psichiat, 1880)2, vê-se que, em 111 tatuagens de criminosos, 51 traziam a

característica do crime. Tem-se em conta certas fórmulas, provérbios, ou datas

comemorativas da condenação (um preso alternou as datas sucessivas de três

conselhos de guerra que o haviam condenado; outro desenhou um coração tendo ao

2 LACASSAGNE, A. Précis de Médicine Légale. Paris: Massan, 1909 apud LOMBROSO,

César. O homem delinqüente. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2001, p. 295 e 299.

5

centro a data em que fora condenado) em outros casos, revolta, vingança, alusões

obscenas ou criminosas.

Os criminosos de Nápoles têm o hábito de se tatuarem com inscrições, mas

as palavras são substituídas por iniciais, e muitos presidiários portam a tatuagem que

representa uma grade atrás da qual está um prisioneiro e, abaixo, as iniciais

(Q.F.Q.P.M.), ou seja, "Quano finiranno queste pene? Mai!”3 Estes são exemplos de

uma espécie de escrita hieroglífica sem regras fixas. Deriva de cotidianos e da gíria, tal

como deveria ser entre os homens primitivos.

Outros indícios, referentes à personalidade e formas de comunicação são as

formas ou a região do corpo onde é traçado, prova flagrante do fato de que a tatuagem

contém verdadeiros hieróglifos sob sua escrita, dizendo mais do que cada memorial

histórico dos crimes cometidos, da periculosidade e de sua personalidade. Demonstram

que certas tatuagens são empregadas por associações criminosas e que são um sinal de

reunião.

2.2 IDENTIFICAÇÃO

Na Baviera e no Sul da Alemanha, os ladrões a la tire reúnem-se em

verdadeiras associações e se reconhecem entre si por uma tatuagem epigráfica: T. und

L - quer dizer, Thal und Land, palavras que devem trocar a meia voz quando se

encontram; sem isso, eles se denunciariam eles mesmos à polícia.

Na França, segundo revelações e estudos, 5 pontos ou 5 linhas sobre a mão

direita, sinalam o primeiro grau de uma perigosa associação; 10 pontos ou 10 linhas,

seria o segundo grau.

Fatos demonstram pois, como o conhecimento dos significados das tatuagens

pode pôr vistas às facções criminosas, assim como líderes portam sinais particulares.

3 “Quando acabarão estes castigos? Jamais!”.Extraído de LOMBROSO, César. O homem

delinqüente. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2001, p. 300.

6

Lacassagne, em seus estudos obteve dados interessantes, relativos aos

segredos das marcas nas prisões, onde indicam a obrigação, pelo devedor, de servir por

um tempo seu credor.

2.3 PRECONCEITO

Muitas pessoas tatuadas costumam sofrer preconceito. Isso se deve

principalmente às tatuagens que estampam, nos presidiários, crimes, hierarquias de

organizações criminosas. Nos presídios, as tatuagens vão muito além do puro prazer da

estética.

Estima-se que hoje, na população carcerária de 30% a 35% dos presos do

sexo masculino tenham algum tipo de desenho estampado no corpo demonstrando,

através de códigos, um dos segredos da prisão, que vem a ser quem é o dono daquela

marca, qual é a especialidade do preso no mundo do crime.4

2.4 TÉCNICA PARA TATUAR

Foram encontradas tatuagens em múmias egípcias de aproximadamente 2000

a.C. e o uso delas entre trácios, gregos, gauleses, povos germânicos e bretões é

mencionado por autores clássicos. Os romanos tatuavam criminosos e escravos e após

o advento do cristianismo, a tatuagem foi proibida na Europa, persistindo no Oriente

Médio e em outras partes do mundo.5

Na América, muitas tribos indígenas tatuavam habitualmente o corpo e o

rosto, sendo que a técnica mais empregada era a simples arranhadura. Outras tribos da

Califórnia introduziam cor nos arranhões, enquanto grupos das regiões árticas, parte

dos esquimós, povos da Sibéria faziam perfurações subcutâneas com agulha, através

4 http://www.thetudo.com/cabeca/tatuagem.htm. Acesso em 19/10/2001.

5 LOMBROSO, César. O homem delinqüente. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2001, p. 292.

7

das quais passavam um fio revestido de pigmento, geralmente fuligem.

Na Nova Zelândia, trocavam-se no rosto sulcos rasos e coloridos, de

complicados desenhos curvilíneos, mediante o emprego de um diminuto instrumento

de osso. No Japão, agulhas presas a cabos de madeira são utilizadas para tatuar

desenhos multicores elaboradíssimos, que cobrem grande parte da superfície corporal.

A tatuagem era também executada com um instrumento de bronze

semelhante a uma pena, de ponta fendida e com um peso na extremidade superior. Às

vezes esfregava-se pigmento em cortes de faca, como por exemplo na Tunísia, entre os

Ainos do Japão, os Ibos da Nigéria e os Índios Chantal do México; ou ainda a

perfuração da pele com espinhos, como fazem os Índios Pima, do Arizona, e os Senoi,

da Malásia.

A palavra tatuagem é de origem taitina e foi registrada pela primeira vez por

ocasião da expedição do navegador inglês James Cook ao Taiti, em 1769. Com o

estímulo de exemplos polinésios e japoneses, multiplicaram-se por cidades portuárias

de todo o mundo salões de tatuagem, onde tatuadores aplicavam desenhos na pele de

marinheiros europeus e americanos.6

No século XIX, ex-presidiários americanos e desertores do exército britânico

eram identificados por tatuagens, e mais tarde os internados em prisões siberianas e em

campos de concentração nazistas foram também marcados assim.

O primeiro instrumento elétrico para tatuagem foi patenteado em 1891 nos

Estados Unidos.7

Os tatuadores fazem uso de nanquim e de vermelhão; o carvão de madeira

moído e diluído em água, a tinta azul, como também do azul da Prússia ou do azul de

lavanderia, para marcar o desenho, emprega-se agulhas muito finas, inserindo

6 REVISTA SUPERINTERESSANTE. Assunto principal: Tatuagem. 109. ed.

00/10/1996, p. 27-31. (Palavras-chaves: pele, pintura e tecnologia).

7 Encyclopaedia Britânica do Brasil e Enciclopédia Brasileira Mérito apud

LOMBROSO, op cit, p.292.

8

obliquamente a uma profundidade de 2 a 3 milímetros, com término, a superfície era

lavada com água, saliva ou urina.8

2.5 TÉCNICAS DE PINTAR O CORPO À MODA ANTIGA

Ainda em outras regiões do Japão e da Polinésia existem tatuadores que

furam a pele do cliente com varetas de bambu cheias de tinta na ponta de metal, a

aplicação é feita ao ar livre, sem os devidos cuidados para evitar contaminações.

Era comum fazer cortes terapêuticos na pele com um pedaço triangular de

cuia, dentes de traíra ou unhas de roedores. O ferimento era esfregado com um osso

cheio de barro, fuligem ou suco de frutas. Exibindo suas marcas com muito orgulho,

manifestando estéticamente seu meio social.

2.6 NOS PRESÍDIOS

Em presídios do mundo inteiro, os próprios detentos se tatuam para

diferenciar a facção à qual pertencem. Antigamente, era a própria polícia que os

tatuava. Na Inglaterra, cravavam-se as iniciais “BC” – Bad Character, mau caráter em

inglês - na pele dos condenados. “Ao longo do tempo, a tatuagem acabou virando a

marca dos marginais, diferentes do resto da sociedade”, diz Mirela Berger, mestre em

Antropologia pela Universidade de São Paulo.9

Atualmente, alguns grupos marginais ainda utilizam a tatuagem com código,

como os mafiosos japoneses da Yakuza, que tatuam parte do corpo como prova de

coragem e de fidelidade à gangue.

Nas Penitenciárias as tatuagens não são feitas para enfeitar ninguém, elas

contam histórias, se comunicam e mantém distâncias, mostram quem é o preso, o

8 REVISTA SUPERINTERESSANTE, idem, p. 67.

9 BERGER M. O significado da tatuagem ao redor do mundo e ao longo do tempo. In

REVISTA SUPERINTERESSANTE. Assunto principal: tatuagem. 159. ed. 00/12/2000, p. 66-69.

9

crime que praticou e o que se deve sentir por eles, seja medo ou desprezo. Entre o

emaranhado de declarações de amor, iniciais de nomes riscados na pele, seja com

objetos pontiagudos como clipes, pregos, arames, e outros.

Desenhos cravados na pele, muitas vezes, são uma forma de estigmatizar o

preso. Assumir para sempre, na própria pele, algo que é visto com desconfiança e

algum temor pela sociedade, não deixando de significar, em outras formas, do preso

demonstrar uma coragem que é respeitada nas prisões, servindo para marcar aqueles

que devem ser desprezados.

Os crimes contra os costumes, em relação aos presos por estupro, são

punidos com tatuagens feitas à força. Os homossexuais são ridicularizados com pintas

no rosto, feito com uma agulha embebida em tinta tóxica usada para pintar paredes,

informando aos demais presos através desta marca que o estuprador achou um

"marido" na cadeia. Com a ponta da agulha, a tinta é posta embaixo da pele, num

processo forçado e doloroso. Desta forma por onde estiver, o tatuado será reconhecido,

passando a ser tratado pelos outros como homossexual de forma passiva. Os materiais

utilizados nessas ocasiões, conforme citado anteriormente são rústicos, como pregos,

arames e até ponta de canetas.

As imagens delatam traços da personalidade do criminoso, cada uma possui

um significado específico. Só quem vive no presídio ou no meio marginal flagra as

informações fornecidas pelas tatuagens, que mostram quais as especialidades do preso

no mundo do crime.

Constatou-se ser uma forma de comunicação entre os presos, as imagens e

seus significados, desde uma ode à amada (figura de uma mulher acompanhada do

nome), passando pela religião (imagem de Nossa Senhora) até a identificação do crime

(caveira apunhalada), ou ainda, (um pênis tatuado à força nas costas ou nas nádegas do

presidiário que cometeu um estupro), ou ainda (uma pinta marcada no rosto), marca

muito usada nos meios prisionais atualmente.

10

2.7 AS MARCAS DO CRIMINOSO

Entre o emaranhado de riscos codificados na pele, segredos que os

presidiários não gostam de falar abertamente, mantendo a lei do silêncio, pois não

falam sobre os eventos que inspiram os desenhos, constata-se os seguintes significados

dos símbolos, das tatuagens, ou sejam, o desenho de uma estrela de cinco pontas

indica o autor de homicídios; três sepulturas significa que o proprietário desta marca

tem o corpo fechado e guarda segredos como um túmulo; traidores e delatores

recebem o desenho de uma serpente; a imagem de uma santa possui dois significados

importantes, indica o crime de latrocínio praticado pelo possuidor, ou ainda, o

arrependimento do crime praticado; um desenho de cruz nas costas é o símbolo do

bandido que mata, se vinga; os assassinos de policiais gostam de marcar a pele com

uma caveira trespassada por um punhal, normalmente disfarçada entre outros signos; a

pistola na perna traduz ser o possuidor um latrocida; uma borboleta indica um

indivíduo que não aceita ficar preso, sempre tentará a busca da liberdade, como

também pode indicar sua opção sexual, a homossexualidade.10

2.8 REGISTRO NAS MÃOS

Observa-se que nas próprias mãos são usados símbolos que se comunicam

indicando não só o tipo de crime, mas também datas que não desejam esquecer, como

por exemplo, a data em que morreram os companheiros de cela; uma teia de aranha

informa que seus cúmplices foram mortos; uma cruz com duas velas acesas, é um

aviso aos colegas do cárcere, que o dono desta marca é um indivíduo de alta

periculosidade; já um minúsculo número 12 na mão esquerda, ou ainda, uma folha de

maconha estilizada, no dorso da mesma mão, refere-se estar ligado ao tráfico de

10 REVISTA PLAYBOY. As tatuagens dos presos da Penitenciária do Carandiru.

Assunto principal: tatuagem, 00/06/2000, p. 140-144 (Palavras-chaves: Comportamento; Preso;

Penitenciária do Estado de São Paulo).

11

drogas; uma sereia na perna direita, é o estigma dos condenados por crimes contra os

costumes.

Como se fossem insígnias de militares, quanto maior o número de pontos,

mais alta a “patente” do criminoso, sendo assim: um ponto, normalmente na mão

direita indica ser o indivíduo um batedor de carteira; dois pontos na mão indica ser um

estuprador; três pontos, em forma de triângulo, significa estar envolvido com o crime

de tóxicos; quatro pontos formando um quadrado, informa que o indivíduo pratica o

crime de furto; já cinco pontos identifica ser um praticante do crime de roubo com

violência; um ponto em cada extremidade de uma estrela, significa que o possuidor

desta tatuagem pratica crimes de homicídio, e ainda, vários pontos formando um “x”,

indicam que o possuidor é chefe de quadrilha ou líder de determinada facção

criminosa.

Constata-se também, a existência de desenhos com imagens religiosas, como

por exemplo, o rosto de Jesus Cristo, quando desenhado no peito, identificam presos

que praticaram o crime de latrocínio; uma cruz com o crânio humano, tatuado no meio

das costas, identifica que o indivíduo possui um comportamento da lealdade a seus

colegas de cela, possuindo o significado de que é uma pessoa que sabe guardar

segredos e que o grupo pode confiar naquele indivíduo; quando possui uma cruz com

duas velas acesas na base, normalmente em tamanho grande nas costas, identifica ser

um elemento de alta periculosidade; quando em tamanho pequeno possui uma cruz

iluminada, significa o pedido de proteção constante; o tatuado com imagem do diabo,

demonstra ser um matador, usada por quem tem o prazer de conviver com a morte; a

imagem de Nossa Senhora Aparecida no peito ou nas costas em tamanho maior e no

meio das costas identifica que a pessoa foi violentada durante o período em que esteve

preso, significando a marca para um estuprador.

A figura de uma borboleta, demonstra o anseio de liberdade, o possuidor

deste desenho é um praticante de fugas, não admite ficar muito tempo preso, é um

fugitivo nato, porém dependendo da região do corpo onde está pintada a tatuagem,

12

indica ser um homossexual.

O desenho de uma serpente no braço, informa que o possuidor desta

tatuagem faz qualquer tipo de negociação para livrar-se da prisão, não é uma pessoa

confiável. Trata-se de um indivíduo traiçoeiro; a forma de um cadeado, de um molho

de chaves é a forma que os presos têm de manifestar-se que tem sido perseguidos

constantemente no interior das penitenciárias, uma forma usada para pedir apoio e

auxílio; a figura de um barco ou de uma caravela, ao lado do coração, significa

vontade de liberdade, o anseio de ficar livre.

Outra tatuagem muito usada no meio marginal é a forma de um punhal, ou

de uma faca isolada, onde o detentor desta marca vem a ser um indivíduo

corajoso,valente e aceita enfrentar todo tipo de perigo.

3 A COLETA DE DADOS E A APRESENTAÇÃO DAS TATUAGENS DOS

PRESOS E SEUS SIGNIFICADOS

Para o levantamento dos dados, aplicou-se um questionário junto aos

egressos do Sistema Penitenciário (anexo I), que cumpriram pena na Penitenciária

Central do Estado do Paraná e que atualmente cumprem pena em regime aberto e

livramento condicional.

Realizou-se a entrevista com os condenados do sexo masculino que

cumpriram pena inicialmente em regime fechado, em especial na Penitenciária Central

do estado do Paraná e que atualmente se apresentam no Patronato Penitenciário.

Constatou-se que dos 150 egressos entrevistados, possuidores de tatuagens, a

maioria, ou seja, 60% alegaram que tem conhecimento do significado das tatuagens,

mas, não gostam de comentar sobre as mesmas; 70% fizeram a tatuagem no período

em que estavam presos e hoje se sentem discriminados.

Todos os entrevistados tatuados que praticaram crimes contra os costumes,

se negam a responder sobre as tatuagens, alegando que fizeram porque achavam

bonitas as tatuagens, omitindo-se sobre outras tatuagens visíveis, não completando o

questionário.

A pesquisa permitiu concluir que há um grande receio por parte dos presos e

dos egressos em comentar sobre o significado real das tatuagens no interior das

prisões, por se tratar de um código intramuros, o qual deve ser respeitado e seguido,

pois aquele que falar corre risco de vida, devendo seguir a lei do silêncio.

Para enriquecer os dados levantados por meio do questionário aplicado, além

da pesquisa bibliográfica, realizou-se ainda uma pesquisa em endereços disponíveis

via internet que possibilitaram a colagem de figuras que representam tatuagens reais

dos presos, apresentados na seqüência e outras no anexo II.

3.1 TATUAGENS REAIS

FIGURA 1 – SEREIA E ÂNCORA

Sereia quando tatuada na perna direita,

identifica elementos condenados por

crimes de estupro.

Âncora significa esperança, proteção,

ligado à arte do mar.

FONTE: VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo: SCHWARCZ Ltda - Companhia das Letras, 1999.

FIGURA 2 – CRUZ

Uma cruz, tatuada no meio das costas,

identifica um elemento perigoso. Se for

preciso vai até as últimas conseqüências

nos seus atos.

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 3 – IMAGEM DE JESUS

Quando usada no peito identifica presos

participantes de crimes de latrocínio

FONTE: VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo: SCHWARCZ Ltda - Companhia das Letras, 1999.

FIGURA 4 – IMAGEM DE JESUS

Quando usada nas costas tem o significado

de proteção

FONTE: VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo: SCHWARCZ Ltda - Companhia das Letras, 1999.

FIGURA 5 – DIABO

Significa matador

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 6 – BORBOLETA

Referência à liberdade, fugitivo, ou ainda,

dependendo da região do corpo onde está a

tatuagem identifica um homossexual

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 7 – TEIA DE ARANHA

Significa morte dos cúmplices

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 8 – NOSSA SENHORA APARECIDA

Desenhada nas costas, próximo do ombro

em tamanho pequeno significa elemento

praticante de crime de latrocínio

Tatuada no peito em tamanho pequeno

significa desejo de proteção

Em tamanho grande, no meio das costas

significa que o preso foi violentado durante

a prisão e praticou o crime de estupro

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 9 – POMBA

Simboliza sorte, bons ganhos, evita ser

visto ou pressentido

FONTE: VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo: SCHWARCZ Ltda - Companhia das Letras, 1999.

FIGURA 10 – ESTRELA DE SALOMÃO

Quem a tem está livre da bruxaria

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 11 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS

1 ponto – punguista

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 12 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS

5 pontos na mão direita, praticante de

roubo

4 pontos na mão esquerda, praticante de

furto

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 13 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS

5 pontos, sendo quatro formando um

quadrado e um ponto no centro, significa

praticante de roubo

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 14 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS

5 pontos na mão esquerda, praticante de

roubo

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 15 – PONTOS MARCADOS NAS MÃOS

1 ponto – punguista

5 pontos na mão esquerda, praticante de

roubo

Punhal, significa elemento corajoso

Coração - homossexual

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, 30/09/2002

FIGURA 16 – REGISTRO NAS MÃOS

Datas que não querem esquecer

Ex: data da morte dos companheiros de

cela

FIGURA 17 – REGISTRO NAS MÃOS

FONTE: http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/curiosidades.html, 30/09/2002

CONCLUSÃO

O presente trabalho resume-se no conhecimento de todos os dados

preliminares do indivíduo preso, quando este adentra nas unidades penais do Sistema

Penitenciário. É neste momento em que a personalidade do preso deve ser avaliada,

levando em consideração os sinais que se eternizam na pele, pois indicam os segredos

do mundo criminoso que se formam dentro e fora das prisões. Dá-se início, desta

forma, ao trabalho de classificação do preso, para que a partir de todas informações

obtidas, inclusive das formas de comunicações, seja iniciada a individualização da

execução da pena.

Através deste estudo, será possível o reconhecimento de certas atitudes que

refletem a imagem do próprio indivíduo preso. Pode assim, ser estudado com extremo

rigor todo o conjunto, com possibilidade de ser acompanhado, convenientemente os

caracteres indicadores da personalidade do delinqüente. Tais aspectos servirão de

instrumento para se atingir conclusões diagnósticas, prognósticas e terapêuticas,

buscando o tratamento penal individualizado.

As tatuagens possuem significados dentro e fora das prisões, é uma forma de

linguagem, um meio de comunicação onde se verifica a verdadeira extensão e o papel

de cada possuidor daquela marca, muitas vezes forçado a carregar o sinal na sua

própria pele.

As Unidades Prisionais devem ser preconizadas como local onde a pena deve

ser cumprida, com rigor que a própria condenação determina, e sem as regalias que o

dinheiro compra, visando a integração social do apenado. Motivo pelo qual, faz-se

necessário profundo conhecimento, pesquisa científica e prática, para que ocorra um

verdadeiro controle do Sistema Penitenciário brasileiro.

O servidor penitenciário tem o dever de entender a linguagem entre os

presos, muitas vezes secretas, através de sinais manuais, sonoros, por palavras

codificadas ou marcas no próprio corpo, onde quase nenhum detento se presta a

16

revelá-los.

O conhecimento dos significados das tatuagens nos presos no interior das

penitenciárias, certamente produzirá novas perspectivas no que se refere ao tratamento

penal e de segurança no interior das instituições penais, buscando recursos e novas

estratégias ao efetivo cumprimento legal das penas e sua individualização, passando de

fato a ser administrada a execução da pena, tornando-a mais eficaz.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERGER M. O significado da tatuagem ao redor do mundo e ao longo do tempo. In REVISTA

SUPERINTERESSANTE. Assunto principal: tatuagem. 159. ed. 00/12/2000.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT. A Dicionário de Símbolos. Mitos, sonhos, costumes, figuras. 7.

ed. Título original francês, Dictionnaire des Symboles, Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.

ECO, U. Como se faz uma tese. Título original italiano, Como se fa uma tesi di Láurea. 14. ed. São

Paulo: Perspectiva S.A, 1977.

FAVERO, F. Medicina Legal: Doutrina - Classificação dos Criminosos. 5. ed. São Paulo: Livraria

Martins S.A, s.d. v. 2.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – Ipardes.

Redação e Editoração. (Normas para apresentação de documentos científicos; 8) Curitiba: UFPR,

2000.

KUEHNE, M. Lei de Execução Penal e Legislação Complementar. 2. ed.Curitiba: J.M. Editora,

2000.

LOMBROSO, C. O Homem Delinqüente. Obra baseada na 2. ed. Francesa. Porto Alegre: Ricardo

Lenz, 2001.

NAHUZ, C.dos S.; FERREIRA, L. S. Manual para Normatização de Monografias , 2. ed. São Luiz:

Universidade Federal do Maranhão, 1993.

REVISTA PLAYBOY. As tatuagens dos presos da Penitenciária do Carandiru. Assunto principal:

tatuagem, 00/06/2000.

REVISTA SUPERINTERESSANTE. Tatuagem. 109. ed. 00/10/1996.

_______________. O significado da tatuagem ao redor do mundo e ao longo do tempo. 159. ed.

00/12/2000.

RODRIGUES, G. S. Código de Cela. São Paulo: Madras, 2001.

VARELLA, D. Estação Carandiru. São Paulo. SCHWARCZ Ltda - Companhia das Letras, 1999.

CONSULTAS À INTERNET

FIGURAS. http://www.nossaasaf.hpg.ig.com.br/Curiosidades.html, [30/09/2002] e [07/04/2003].

_____________. http://www.eap.sp.gov.br/significa2.html., [07/04/2003].

18

SITES CONSULTADOS

BALDAYEV, D. Prisioneiros Russos usam tatuagens para se comunicar: Léxicos Criminosos.

Recife: Jornal do Comércio, Domingo, [27/05/2001].

GOUVEIA, A. Museu revela cotidiano atrás das grades. NetEstado: O Estado de São Paulo,

[04/08/1997].

HOLLANDA, J. Tatuagem de Cadeia. http://www.tyestattooshop.hpg.com.br, [19/10/2001].

LOPES, Sarah. Crime na pele. 299. ed. http://www.mrshorrbiz.com/shorrbiz/flashi/museum/tatto 3,

[00/06/2000].

MELLO, Mariana. Arte à flor da pele. 159. ed. mamello@abril.com.br, [00/12/2000].

ANEXOS

ANEXO I – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS EGRESSOS DO SISTEMA

PENITENCIÁRIO

ANEXO II – SIGNIFICADOS DAS TATUAGENS DOS REEDUCANDOS

20

ANEXO I – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS EGRESSOS DO SISTEMA

PENITENCIÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE PÓS GRADUAÇÂO EM GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

DATA -------/---------/--------

Nome: ---------------------------------------------------------------(somente o primeiro nome)

Apelido: -------------------------------------------------------------

Sexo: F š M š Idade: -----------------

Possui tatuagens no corpo? Sim š Não š

-Qual o desenho tatuado, e em que parte do corpo foi desenhada? -------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

São coloridas? Sim  Não 

-Com que idade fez a sua primeira tatuagem? -------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Foi feita por quem? -------------------------------------------------------------------------------

-Qual o significado dela (s) para você? ---------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Sabe o significado da(s) suas tatuagens para a sociedade ? Sim  Não 

-Se pudesse você retiraria? Sim  Não 

Porque? ----------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Quando foi feita sua tatuagem: Antes de ser preso ? Sim  Não 

Enquanto estava preso? Sim  Não 

Depois de sair da prisão? Sim  Não 

21

-Porque você fez a(s) tatuagem(s) ? -------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Deseja fazer mais alguma tatuagem? Sim  Não  Porque? -------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Já foi discriminado por possuir tatuagens? Sim  Não 

-Você tem algum conhecimento se no interior das Penitenciárias existe algum

significado sobre as tatuagens nos presidiários?

Não  Sim  Qual é o significado? ----------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Observações do entrevistador : -------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANEXO II – SIGNIFICADOS DAS TATUAGENS DOS REEDUCANDOS

22

O SIGNIFICADO DAS TATUAGENS UTILIZADAS NO SISTEMA PRISIONAL

FONTE: www. eap.sp.gov.br/significa2.htm., [07/04/2003].

O QUE OS REEDUCANDOS QUEREM DIZER ATRAVÉS DE SUAS TATUAGENS

23

PARTE 1

Significa esperança, proteção, identifica o homem que pertence

à arte do mar.

Uma pistola tatuada na perna, traduz o elemento praticante de

assalto com morte.

Usada normalmente em referência à liberdade, anseio por ser

livre; fugitivo ou praticante de fugas dependendo da região do

corpo onde está a tatuagem pode significar homossexualidade.

Uma pinta tatuada no rosto identifica um homossexual passivo,

geralmente tatuado na lateral do rosto.

Identifica um matador de policiais.

Tatuada no corpo, acredita-se, serve para livrar de prisões e

traições; traz vitórias.

Identifica, literalmente, homossexualidade passiva.

Parecido com o anterior, mas com os dizeres "Amor de Mãe",

indicava homossexualidade, hoje é usado normalmente porém

sem o mesmo significado.

FONTE: www. nossaassaf.hpg.ig.com.br/curiosidades.htm, [07/04/2003].

PARTE 2

Esta estrela significa, para o preso, a liberdade, amuleto para

evitar prisões.

24

Estrela de Salomão, dizem que quem a tem tatuada está livre da

bruxaria.

Tatuagens comuns na maioria das vezes representa as amantes e

esposas, em alguns dos casos representam mães e até filhas.

A caravela tatuada, normalmente no coração, significa

LIBERDADE.

Imagem de N. S. da Aparecida, tatuada no peito ou nas costas

em tamanho pequeno, significa símbolo de proteção e esperança

dos presos.

Tatuada em tamanho grande, acima da metade e bem ao centro

das costas identifica preso que foi violentado durante o cárcere,e

ao mesmo tempo marca um estuprador.

Tatuagem de aproximadamente 15cm indica que seu possuidor é

um elemento destemido, valente.

O Saci com um cachimbo na boca é usado por traficantes de

drogas. Geralmente feito no braço; Porém tem se tornado raro

nos dias de hoje.

A sereia tatuada na perna direita identifica os elementos

condenados por crimes contra os costumes (estupro, sedução...)

Letras, qualquer que seja, grande, tatuadas nos braços, significa

recordação do nome de alguma pessoa (mulheres, família);

Nomes por extenso, versos ou dizeres significam grande

amizade.

FONTE: www. nossaassaf.hpg.ig.com.br/curiosidades.htm, [07/04/2003].

PARTE 3

25

Símbolos como Sol, Lua, Suástica ou o uso de colar de contas,

medalhinhas de santos, guias espíritas e fitinhas representam

tentativa de se livrar de delitos/acusações mais graves (das que

já constam nos processos).

Quando usadas no peito identificam presos

latrocidas.

Idem ao anterior.

A cruz com o crânio, tatuada no meio das costas, identifica um

elemento "ponta firme".

A cruz com as duas velas acesas na base, identifica o elemento

de alta periculosidade.

Geralmente tatuada em tamanho grande no meio das costas.

Tatuadas sempre em tamanho pequeno (10 cm), dizem servir

para "livrar do diabo e do mau olhado", forma de estar

protegido, pedido constante de proteção (corpo fechado).

Usada por quem traz o doce prazer e sorriso da morte nos

lábios. Uma variação é o diabo trazendo uma caveira nas mãos.

(preso de alta periculosidade).

A pomba simboliza sorte, bons ganhos, evita ser visto ou

pressentido.

FONTE: www. nossaassaf.hpg.ig.com.br/curiosidades.htm, [07/04/2003

Nenhum comentário: